quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Impressões sobre o debate

*por Santiago Staviski

O "debate" de ontem no bloco de Filosofia da UFAL foi marcado por desrespeito, falta de educação, falácias e, o principal, uma total falta de argumentos por parte dos defensores do socialismo/comunismo/marxismo. O militante Ésio, que palestrou no evento, parecia um aprendiz de pastor, apelava para a emoção constantemente em uma reflexão fraquíssima contra a "burguesia" e o capitalismo, constantemente confundindo governo com capitalismo. Já o professor Arthur Bispo, era realmente um pastor evangélico, cujo discurso "revolucionário" utilizava a argumentação de que "os liberais não entenderam Marx", "Marx refutou todos os liberais clássicos". Incrivelmente não apresentou nenhum fundamento, já que, pelo visto, ele foi ali não para debater mas sim para evangelizar [e foi efusivamente aplaudido - de pé - por alguns], em um discurso exaltado e raivoso contra o capitalismo, que me lembrou Fidel Castro.
Meu amigo, Adrualdo Catão, foi brilhante, explicou o direito natural, a propriedade e a propriedade do próprio corpo como a base para o liberalismo (self-ownership), e explicou como o comunismo e a propriedade coletivizada só leva a escravidão. Foi “rebatido” com o discurso de que Locke possuía ações em uma empresa escravagista, no que ele lembrou muito bem que Platão e Aristóteles estavam longe de serem liberais mas que isso não invalidaria suas teses. Meu amigo Lucas Nutels não soube explicar muito bem a teoria do valor subjetivo, por falta de experiência em debates, acredito eu, mas na hora das perguntas e respostas foi sensacional, lembrando, inclusive, que ali estavam vários militantes pela causa do proletariado que beiravam os trinta anos e nunca haviam trabalhado.
Chegada a hora das perguntas no debate, os comunistas do bloco de Filosofia e Ciências Sociais não refutaram coisa alguma do argumento liberal e beiraram à loucura, uns 20 alunos mandaram o Adrualdo ir estudar Marx, quase o xingaram, chegando a questionar: "como permitem alguém falar essas coisas aqui?", ou seja, claramente esse pessoal não tem interesse nenhum no debate, querem ganhar tudo no grito e detestam a pluralidade de ideias. São fanáticos que sofreram lavagem cerebral, é algo surreal. Todas as "perguntas" dos colegas socialistas eram um discurso inflamado contra o capitalismo, que beirava o ridículo. Alguns exemplos: "meu pai tá na fila para conseguir tratamento de câncer no SUS, culpa do capitalismo", "tem um mendigo catando lixo em frente a meu prédio, culpa do capitalismo [não passou pela cabeça do gênio abrir as portas de casa ao mendigo; ou painho não deixaria?]", “que liberdade é essa em que eu não sou livre para montar uma fábrica de refrigerantes para concorrer com a coca-cola?”. Teve até um showzinho de um conhecido que não sabia se expressar, não disse nada com nada, mas como falou bem alto e de maneira inflamada, resultado: a esquerda aplaudiu, mesmo não fazendo qualquer sentido o que ele falou [algo como ser arrogante e absurdo defender o liberalismo em uma universidade pública e o quanto nós éramos inocentes e servis “ao sistema”].
Outro participante chegou ao absurdo de dizer que a fome na Ucrânia soviética (Holodomor) foi culpa do imperialismo capitalista, e por aí seguiu a tortura, com vários esquerdopatas repetindo o mesmo "argumento" anti-capitalista, demonstrando uma completa falta de bom senso, respeito e honestidade intelectual desses esquerdopatas do bloco de Filosofia e Ciências Sociais. Uma perda de tempo, já que esse pessoal não está nem um pouco interessado na discussão de idéias diversificadas. Esse pessoal despreza o pequeno empreendedor [várias vezes trataram com escárnio o pipoqueiro, o vendedor de caldo de cana] e quer uma sociedade controlada, mas por eles, é claro, porque o trabalhador é um alienado e precisa que eles gerenciem e ditem o que é melhor para ele [como o militante Ésio mesmo disse: "a burguesia vai tremer", bem ao estilo Che Guevara] e ainda saíram cantando vitória mesmo perdendo miseravelmente, numa demonstração do que é um pombo enxadrista debatendo.
Vergonha alheia for the win!

3 comentários:

Unknown disse...

Infelizmente não pude ir ao debate. Mas se faz necessário reconhecer que entre a maior parte dos atuais defensores do comunismo no Brasil há o hábito de acusar moralmente os adversários sem nunca, no entanto, refutar suas ideais. Isso quando não ocorrem xingamentos e barulho constante querendo impedir a livre circulação e apreciação das ideias debatidas.

Allen Konstanz disse...

Teve alguém na platéia que se indignou e soltou "Como pode deixarem alguém falar essas coisas (liberais) aqui!". Pra você ver...

FuTeBoL nO mUnDo disse...

Realmente o que aconteceu foi tudo isso, uma tristeza a falta de respeito e de conhecimento dos ''estudantes universitários'' esquerdistas presentes.