quinta-feira, 11 de julho de 2013

Quando a prosperidade privada chega a quem mais precisa

Minha mãe, embora não seja paraense, mora no sudeste do Pará e, numa entusiasmada ligação revelou que a Vale está atraindo trabalhadores de vários locais para o município de Canaã dos Carajás (PA) com pouco mais de 29 mil habitantes, cujo contingente populacional atingia cerca de 6 mil habitantes em 2000, mas passou de 25 mil já em 2003, devido às oportunidades de emprego.
Mas não é só isso, a empresa oferece, inclusive, serviço médico, odontológico e outros para o funcionário e sua família. Desse modo, médicos trabalham no interior do país, pois neste caso a iniciativa privada garante o que o SUS não pode oferecer.
Mas tudo isso é possível porque a companhia hoje é uma gigante na mineração, atua em mais de 30 países, com capital aberto operando nas bolsas de Paris, São Paulo, Nova York, Hong Kong e Madri.
A empresa líder mundial na produção de minério de ferro – só em 2012 contabilizou-se 320 milhões de toneladas do mineral – investiu ano passado 1,342 bilhões de dólares, 63,7 milhões de dólares só em educação, onde oferece qualificação para seus futuros funcionários.
Ano passado a Fundação Vale qualificou 1.337 trainees, 76% deles foram contratados, a empresa arrecadou no mesmo ano lucro líquido de 22,2 bilhões de reais, num ano no qual os preços dos minerais de um modo geral caíram. São 195,6 mil empregos gerados e a prosperidade para os chamados “rincões” do Brasil.
É impressionante constatar o que a iniciativa privada pode fazer, quando privatizada em 1997, a empresa lucrava anualmente cerca de 500 milhões, enquanto que num ano de crise como 2012, o rendimento bruto chega a mais de 22 bilhões. Aumentará substancialmente com a iniciativa do governo chinês em colocar 250 milhões de pessoas da zona rural nas cidades, a demanda por minerais para a construção civil crescerá de forma formidável.
Se há alguma dúvida de que a busca pelo lucro melhora a qualidade da vida das pessoas sem precisar da falha assistência do governo, vai lá a Canaã dos Carajás conhecer como anda a geração de emprego, a educação e o crescimento econômico realizados pela iniciativa privada, por gente que leva gente a prosperar de verdade.









Nenhum comentário: